Sobre os convidados

Retornar

Fernando Facury Scaff

Fernando

Possui graduação em Direiro pela Universidade Federal do Pará, doutorado em Direito Econômino e Financeiro pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado pela Università Degli Studi di Pisa em Direito Público e Livre-Docente pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e professor da Universidade Federal do Pará. Atua nas áreas do direito tributário, econômico e financeiro.

Júlio Marcelo de Oliveira

Júlio

Possui graduação em Direiro pela Universidade de Brasília e graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília. Atualmente é procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) e presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon).

Alan Mansur

Alan

Alan Rogério Mansur Silva é formado em Direito pela Universidade da Amazônia (Unama) e em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi Advogado da União de 2005 a 2008. É Procurador da República desde 2008. No Ministério Público Federal (MPF) no Pará já foi Procurador Regional dos Direitos do Cidadão e Procurador Regional Eleitoral. Hoje atua no Núcleo de Combate à Corrupção e é o atual Procurador-Chefe do MPF no Estado. Também é Diretor de Comunicação da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Jean Carlos Dias

Jean

Jean Carlos Dias é um advogado e professor paraense, voltado principalmente ao direito processual.Estudou na Universidade Federal do Pará, onde obteve os títulos de bacharel, mestre e doutor em direito. No ramo do direito processual civil, tem buscado estabelecer conexões desse campo com o da Teoria do Direito, razão pela qual suas obras quase sempre têm um forte conteúdo filosófico e crítico. Essa postura acadêmica tem proporcionado reflexões importantes acerca das tendências que a legislação processual deve seguir para possibilitar a construção de um sistema capaz de ser efetivo e adequado, tendo como pano de fundo a realidade brasileira. Sua obra mais recente analisa os limites da controle judicial das políticas públicas.

Cipriano Sabino

Cipriano

Cipriano Sabino é Bacharel em Administração e Ciências Gerenciais. Empossado no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) no dia 28 de agostos de 2007. Entre os anos de 2011 a 2016 foi presidente da Corte de Contas. Atualmente o conselheiro é coordenador de Sistematização e Consolidação de Jurisprudência.

Gilberto Valente Martins

Gilberto

Gilberto Valente Martins é graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará e mestre em Direito pela Universidade de Coimbra (Portugal). No início de sua carreira foi Defensor Público Estadual e atuou como chefe de gabinete da Procuradoria-Geral do Estado do Pará. Ingressou nos quadros do Ministério Público do Estado por concurso público em 1990. Em março de 2017, foi nomeado pelo governador do estado para o cargo de Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2017-2019, tendo tomado posse em 10 de abril de 2017. Gilberto Valente é o primeiro promotor de Justiça na história do MPPA a assumir a Procuradoria-Geral de Justiça.