Notícias


Procurador-Geral do MPC-PA, Patrick Mesquita, assume vice-presidência da Região Norte do CNPGC - 22/03/2023

O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), Patrick Bezerra Mesquita, assumiu o cargo de vice-presidente da Região Norte do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), que terá como presidente o procurador-geral do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (MPCMGO), Henrique Pandim Barbosa Machado.  A solenidade de posse aconteceu na quinta-feira, 16, no auditório do Ministério Público do Estado de Goiás. 

Também tomaram posse como vice-presidentes regionais, Gustavo Massa Ferreira Lima (Região Nordeste), Cristina Machado da Costa e Silva (Região Centro-Oeste), Marcílio Barenco Correa de Mello (Região Sudeste), Diogo Roberto Ringenberg (Região Sul), o secretário executivo, Adilson Moreira de Medeiros, e o tesoureiro, Carlos Gustavo Silva Rodrigues. 

A cerimônia contou com a presença de políticos, conselheiros, conselheiros-substitutos e procuradores. Entre os presentes, o governador Ronaldo Caiado e o vice, Daniel Vilela. 

Em seu discurso de despedida, o procurador Thiago Pinheiro Lima lembrou que o CNPGC se posicionou contra as frequentes ameaças à democracia e às instituições durante as eleições de 2022. Além disso, em sua gestão, o CNPGC aderiu ao Programa de Combate à Desinformação do STF, com elaboração de cartilha temática. “Estamos atuando junto ao Supremo para levar à sociedade informação adequada e correta, bem como para ajudar a conscientizar a sociedade acerca dos efeitos maléficos das chamadas fake news”, acrescentou. 

O novo presidente do CNPGC, Henrique Pandim, ressaltou a atuação dos órgãos de controle que, segundo ele, “cuidam daquilo que é nosso, de todos, da sociedade. Cuidamos da praça e não apenas do nosso jardim”, afirmou, parafraseando o jurista pernambucano Nelson Saldanha. “Aquilo que é de todos não significa não ser de ninguém. A missão do MPC é preservar, é garantir o patrimônio público, o erário público”. 

Estiveram presente na cerimônia autoridades, políticos, conselheiros-substitutos e procuradores. Entre os presentes, o governador do Estado de Goias (GO), Ronaldo Caiado, o vice, Daniel Vilela, o subprocurador-geral do MPC-PA, Stephenson Victer, a corregedora do órgão, Deíla Maia, os procuradores, Felipe Rosa Cruz e Guilherme Sperry, e a presidente do TCE-PA, Rosa Egídia. 

Serviço  

 Decom | MPC-PA: Seção de Jornalismo e Publicidade  
 Texto: Arthur Sobral Edição: Rosana Magno  
 Tel: (91) 3321-0156  
 E-mail: decom@mpc.pa.gov.br | rosana.magno@mpc.pa.gov.br | arthur.sobral@mpc.pa.gov.br  
 Redes sociais: @mpcontaspa | @mpcpaoficial | Youtube: MPCPA