Notícias


Inscrições para os concursos do MPC-PA são prorrogadas - 23/04/2019

O Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) decidiu prorrogar as inscrições para os concursos de procurador de contas e de servidores. Com isso, os indecisos, que ainda não se inscreveram, passam a ter uma nova oportunidade de se inscrever e de participar dessas seleções. O prazo final das inscrições será 24 de maio.

A prorrogação das inscrições acabou provocando também a alteração de todo o cronograma dos concursos. Assim, a primeira prova de Procurador de Contas, objetiva, deverá ocorrer no dia 3 de agosto, no período da tarde. Já as provas objetiva e discursiva de Analista Ministerial – especialidade Controle Externo têm previsão para serem realizadas no dia 4 de agosto, também na parte da tarde. Nesse mesmo dia, mas na parte da manhã, está prevista a realização das provas objetiva e discursiva das demais especialidades de Analista Ministerial, bem como as dos cargos de nível médio. 

“Acabamos tendo que tomar essa decisão, pois o concurso público tem um custo elevado, que precisa ser primordialmente bancado pelas inscrições. O que observarmos foi uma mudança de comportamento de muitas pessoas, que acabam por se inscrever, contudo não pagam a taxa para garantir logo a sua participação. Diante disso, da enorme contingência causada pelo não pagamento antecipado das taxas, e, consequentemente, da dificuldade de se planejar financeiramente o certame, tivemos que prorrogar as inscrições”, explicou Guilherme Sperry, procurador de contas e presidente da Comissão de Concurso. 

Segundo o Cebraspe, entidade organizadora, esse comportamento social tem se tornado uma rotina, não sendo uma exclusividade deste certame. Tal prática, contudo, dificulta o planejamento financeiro, o que faz com que a entidade organizadora e o Ministério Público de Contas tenham que trabalhar com uma margem grande de segurança, uma vez que o objetivo é o custear a contratação integralmente, ou quase que totalmente, pela receita das inscrições. 

Contudo, se para o MPC-PA atrasar a seleção significa ter de esperar um pouco mais pela chegada dos novos servidores, para os candidatos o atraso foi positivo, pelo menos essa é a visão do presidente da Comissão de Concurso. “Para os candidatos acho que o atraso até é bom, pois ganham mais um tempo para estudar. Certamente a disputa será acirrada. Até 3 e 4 de agosto – nova data das provas – teremos percorrido quase seis meses de preparação desde que publicamos os editais de abertura. Isso não é comum no mundo dos concursos”, finalizou Sperry.

Informações, Editais e Inscrições
Serviço
Ascom/MPC-PA
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Facebook: @mpcpaoficial