Notícia


I CAMINHADA DO MINISTÉRIO PÚBLICO CONTRA A CORRUPÇÃO REÚNE CENTENAS DE PESSOAS EM AÇÃO PELO FIM DA CORRUPÇÃO E A FAVOR DA SOLIDARIEDADE - 18/12/2018

“Foi um evento importante para inserir o cidadão na luta contra a corrupção, instigando o seu interesse sobre a vida política do país, pois a mudança não ocorre somente pela atuação das instituições públicas, mas também pela conscientização social independente de devoções partidárias”. Essa foi a avaliação da servidora da Justiça Federal, Rafaela Lassance, que participou no sábado, 15, da I Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção.

Ela ficou sabendo do evento, realizado pelo Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), Ministério Público do Estado do Pará (MPC-PA), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará (MPCM-PA) e Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio das redes sociais.

O objetivo da caminhada, que reuniu aproximadamente 500 pessoas, foi demonstrar a importância da participação da sociedade em ações de prevenção e de combate à corrupção e, ainda, despertar nos cidadãos o interesse em fazer parte e contribuir com o trabalho realizado pelos ramos do Ministério Público, além de lembrar o Dia Internacional Contra a Corrupção e o Dia Nacional do Ministério Público, comemorados nos dias 9 e 14 de dezembro, respectivamente. 

De acordo com a procuradora-geral do MPC-PA, Silaine Vendramin, o ano de 2019 será marcante no que diz respeito ao combate à corrupção, pois deve entrar em pauta no Congresso um pacote com 70 propostas legislativas contra a corrupção. O documento, lançado em junho pela Transparência Internacional, já é considerado o maior pacote anticorrupção do mundo. 

“O próximo ano será de muita esperança no combate à corrupção, pois teremos um ministro da justiça que conhece por dentro todo o sistema judiciário e sabe o que precisa mudar, melhorar e o quanto a prevenção e o combate a corrupção podem mudar o País”.

Outro objetivo da I Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção foi promover uma ação de solidariedade. Todos os participantes trocaram 1kg de alimento não perecível pelo kit da caminhada. Segundo a organização, 462 kg de alimentos foram arrecadados e doados para a comunidade Nova Zelândia, do bairro da Jardelândia, localizado em Ananindeua. 

A representante da comunidade Nova Zelândia, Maria Júlia Costa Pereira, emocionada, falou sobre o sentimento de gratidão de todos os moradores ao receberem as doações. “Nós agradecemos e pedimos a Deus que abençoe todos. Esses alimentos vão nos ajudar muito”, disse.

Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Facebook: @mpcpaoficial