Notícia


MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DO PARÁ ANUNCIA LANÇAMENTO DO SEU PLANO ESTRATÉGICO, QUE OCORRERÁ DIA 13 DE DEZEMBRO - 10/12/2018

Quem nunca ouviu falar que “uma meta sem um plano, é somente um desejo”? Todos sonham com alguma coisa. Jamais se deve parar de sonhar, mas para transformar sonhos em realidade é necessário planejar.

A definição é da procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), Silaine Vendramin, em um trecho da apresentação do Plano Estratégico do órgão para o período 2019-2024, que será lançado na quinta-feira, 13 de dezembro, às 11h, no Salão Nobre da instituição.

Elaborado em conjunto, com a contribuição de membros e de servidores, a construção do futuro organizacional do MPC-PA envolveu todos os setores e as diferentes relações de trabalho em um ambiente colaborativo com a finalidade de analisar o cenário interno e externo do órgão, bem como definir os objetivos e as estratégias para o desenvolvimento da Visão, da Missão e dos Valores.

Sob a coordenação da secretária de Planejamento e Gestão Estratégica do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Lilian Bendahan, no âmbito do termo de cooperação Educacional, Técnica e Científica firmado entre o MPC-PA e a Corte de Contas, a metodologia utilizada pelos grupos de trabalho para a construção do Plano foi o Balanced Scorecard (BSC), que dentre outras coisas, possibilitou a realização de pesquisa interna – com membros e servidores, e externa com a sociedade.

A partir do resultado das pesquisas, as quais foram aplicadas por meio de formulários online, foi possível estabelecer os principais anseios da sociedade em relação a atuação do órgão. Para a procuradora-geral do MPC-PA, Silaine Vendramin, “foi essencial ouvir os cidadãos, ouvir o conhecimento que eles possuem sobre o nosso trabalho e saber de suas expectativas em relação a instituição”, disse.

Vendramin destacou também a participação de todos os setores do órgão, “que foi muito importante para que pudéssemos ouvir as demandas de cada setor e ainda contar com a contribuição ativa de todos nesse processo de construção. Esse comprometimento conjunto causou o sentimento de pertencimento ao Planejamento Estratégico, pois o planejamento foi feito para os nossos servidores e para a sociedade, o que faz dele um plano estratégico legítimo”, afirmou.

Missão, Visão e Valores

A partir do compartilhamento de informações, de ideias e de objetivos traçados por membros e por servidores, alinhados aos processos de trabalhos internos e externos desempenhados pelo MPC-PA, foi realizada a definição conjunta da Missão, da Visão e dos Valores do Plano Estratégico do parquet para os próximos 6 (seis) anos.

Missão: Defender a ordem jurídica, por meio do exercício do controle externo, para a correta e efetiva aplicação dos recursos públicos estaduais em prol da sociedade.

Visão: Ser reconhecido pela sociedade como instituição ministerial de contas autônoma e indispensável ao exercício do controle externo que contribui efetivamente para a boa gestão dos recursos públicos.

Valores: Comprometimento; Ética, Eficiência; Proatividade; Unidade.

Além da apresentação do Plano Estratégico, o MPC-PA realizará o lançamento da Ouvidoria e do Centro de Apoio Operacional. No mesmo dia haverá ainda a assinatura do Termo de Cooperação entre o MPC-PA, MPF, MPPA, MPCM e MPT, para a realização da I Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção, que acontecerá no dia 15.

Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Facebook: @mpcpaoficial