Notícias


MPC-PA COMEMORA O DIA DO SERVIDOR PÚBLICO INCENTIVANDO A QUALIDADE DE VIDA - 31/10/2018

Para comemorar o Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro, o Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) realizou na terça-feira, 30, uma programação especial sobre as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. O objetivo do evento foi incentivar a qualidade de vida dos servidores, bem como conscientizá-los sobre a importância da prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama e de próstata.


Os servidores participaram de um bate-papo com a médica oncologista Amanda Gomes sobre o câncer de mama e o de próstata. Ela também apresentou dados sobre as
doenças, esclareceu dúvidas, respondeu a questionamentos e alertou sobre a importância da busca por informações e por uma vida com hábitos mais saudáveis.

No Brasil, estima-se o registro de 59.700 casos de câncer de mama nesse ano. Só no Pará, a estimativa é 740 pessoas afetadas, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Com relação à próstata, o tumor deste órgão é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, com estimativa de 68.220 casos para 2018.

De acordo com a médica “a primeira arma contra o câncer de mama e o de próstata é a informação. Você recebe a informação, checa se é real, questiona seus preconceitos, questiona o seu próprio lugar comum. Precisamos sair da nossa zona de conforto, buscar autoconhecimento, questionar a nossa alimentação, o nosso sedentarismo e o estresse do dia a dia, para que possamos equilibrar o corpo e a mente na busca pela saúde global”, alertou.

Os servidores do MPC-PA também receberam a servidora pública Rita Almeida, que atualmente é paciente em tratamento de câncer de mama e deu o seu depoimento sobre a experiência vivida com a doença. Rita tem 41 anos, é bibliotecária e foi diagnosticada em outubro de 2017. Em um ano, a paciente passou por cirurgia, fez reconstrução mamária e atualmente realiza tratamento adjuvante de hormonioterapia.

A paciente veio ao MPC-PA representando o Grupo Laços de Amor que trouxe a exposição “Cicatrizes” – um ensaio fotográfico com pacientes oncológicas que resgata a autoestima e o sorriso. A exposição também se transformou em calendário, cujo objetivo é reverter o valor arrecado com as vendas para contribuir com o tratamento de pacientes com câncer de mama.

“No ano passado eu fui expectadora e hoje sou mais uma protagonista da causa.  Para mim é uma superação, porque meu caso é recente. Fui diagnosticada em outubro de 2017 e nesse período eu fiz a cirurgia, a reconstrução mamária e graças a Deus eu não precisei passar pela quimioterapia e pela radioterapia. Agora eu me encontro em tratamento contínuo pelos próximos 5 anos e se Deus quiser terei a minha cura definitiva”, contou.

A procuradora-geral do MPC-PA, Silaine Vendramin, agradeceu a presença das convidadas e ressaltou a preocupação do órgão em incentivar a busca pela saúde e pela qualidade de vida de seus servidores.

“A qualidade de vida dos servidores é uma busca constante do órgão, este ano já realizamos alguns eventos voltados a essa temática e no próximo ano planejamos lançar um programa de qualidade de vida funcional, com incentivo a hábitos saudáveis, check-ups periódicos e palestras preventivas.”

Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Facebook: @mpcpaoficial
Fonte: INCA