Notícia


REDE DE CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA DO PARÁ PROMOVE A CAMPANHA "VOTO CIDADÃO - A RESPONSABILIDADE É SUA" - 28/09/2018

Com o objetivo de orientar e conscientizar os cidadãos sobre a importância do voto, a Rede de Controle da Gestão Pública do Pará está realizando a campanha "Voto Cidadão - A responsabilidade é sua", que tem por finalidade despertar entre os eleitores o interesse pela busca de informações e a importância que isso acarretará no resultado das eleições que definirão o novo presidente do Brasil, os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal e, ainda, os senadores, os deputados federais e os estaduais. 

A campanha, que já acontece há 2 (duas) semanas, em escolas, empresas de transporte, órgãos públicos, feiras e nas redes sociais, também objetiva estimular entre os cidadãos a importância sobre o debate político e pela busca por informações sobre o histórico pessoal e público dos candidatos, assim como suas propostas e ideias em prol da sociedade.

De acordo com a conselheira substituta do TCE-PA, Milene Cunha, o voto é a principal ferramenta da manifestação popular. É por meio do voto que o cidadão expressa o seu desejo de mudança política e social. 

“É preciso que o cidadão pesquise sobre os candidatos, para votar a partir de uma análise crítica e responsável. É nesse sentido que a campanha busca atuar: despertar os eleitores para a necessidade de votar com consciência e convicção de que está fazendo a melhor escolha para o futuro do país e do Estado”, ressaltou.

Além dos órgãos partícipes da Rede de Controle, a campanha "Voto Cidadão - A responsabilidade é sua", conta com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que tem contribuído com a divulgação nos cartórios e zonas eleitorais de Belém e de municípios do interior do Estado.

Ação na feira do Ver – O – Peso

No próximo domingo, 30, a Rede de Controle estará na Feira do Ver – O – Peso, das 11h às 12h, realizando uma ação com a distribuição de panfletos da Campanha "Voto Cidadão - A responsabilidade é sua" e explicando mais detalhes sobre a importância do voto consciente.

Rede de Controle

A Rede de Controle da Gestão Pública do Pará é um centro de articulação interorganizacional, cujo objetivo é aprimorar a efetividade da função de controle do Estado sobre a gestão pública, com o desenvolvimento de ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos seus quadros. 

Criada em 2016,  14 instituições integram a rede:  Ministério Público do Estado do Pará, Ministério Público de Contas do Estado do Pará, Tribunal de Contas dos Municípios do Pará- TCM, Tribunal de Contas da União-TCU,  Tribunal de Contas do Estado do Pará – TCE, Procuradoria Federal no Pará, Procuradoria da República no Pará, Procuradoria da União no Estado do Pará, Consultoria Jurídica da União,  Controladoria-Regional da União no Pará, Superintendência da Polícia Federal no Pará,  19º Superintendência da Polícia Rodoviária Federal,  Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará, Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil – 2ª Região Fiscal.

Serviço

Ascom/MPC-PA com informações da Rede de Controle
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Facebook: @mpcpaoficial