Procuradores do MPC-PA participam de reunião da Atricon em Belém - 11/08/2017

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), representada pelo 1º vice-presidente da entidade, conselheiro Valter Albano (TCE-MT), promoveu, na quinta-feira, 10, encontro com procuradores do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), servidores e membros do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA).

Acompanhado de equipe técnica, Albano primeiro fez uma retrospectiva da evolução da forma de atuação da entidade, que desde 2012 pauta seus objetivos e metas em plano estratégico de longo prazo. Em um segundo momento, franqueou a palavra, anotando os pontos fortes e as fragilidades das cortes de contas, que, na opinião dos presentes, necessitam ser consideradas pela entidade quando da elaboração do planejamento estratégico de 2018-2023. Essa metodologia, fundamentada no Balanced Scorecard (BSC), será aplicada em todos os 34 tribunais de contas do país. Os dados consolidados é que subsidiarão o caminho a ser seguido pela Atricon nos próximos anos.

Albano reforçou ainda a importância da união entre as entidades que os membros congregam. “Respeitadas as nossas especificidades, as nossas eventuais demandas, as nossas diferenças naturais que a nossa própria missão institucional traz, em uma coisa nós entendemos que temos que convergir, que é na defesa do sistema de controle externo. E isso está convencionado entre o nosso presidente da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal, entre o presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), ministro substituto Marcos Bemquerer, e o presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Júlio Marcelo de Oliveira”, ressaltou.

Além dos servidores, pelo TCE-PA estiveram presentes a presidente, conselheira Lourdes Lima, o corregedor, conselheiro Odilon Teixeira, além do conselheiro Luis Cunha e da conselheira Rosa Egídia. Também marcaram presença os conselheiros substitutos Daniel Mello e Edvaldo Souza, e a conselheira substituta Milene Cunha, que representou a Audicon. Representando o MPC-PA estavam a procuradora de contas Deíla Maia e os procuradores de contas Guilherme Sperry e Stanley Fernandes. O conselheiro Otávio Lessa, do TCE-AL, com compromisso na capital paraense, também participou.

Fotos: Ascom/TCE-PA