Notícia


Procuradora do MPC-PA prestigia projeto TCE Cidadão - 01/06/2017

Fomentar a construção da cidadania e o controle social entre os jovens é o objetivo do projeto TCE Cidadão do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). Em sua última edição, contou com a presença da procuradora do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), Silaine Vendramin, que, ao lado de conselheiros e técnicos do TCE-PA, apresentou o projeto aos alunos da Escola Estadual Aldebaro Klautau, localizada no bairro do Tapanã, em Belém.

Cerca de 140 estudantes com idade entre 15 e 17 anos, além de professores e servidores da escola, acompanharam todas as apresentações e reconheceram no projeto uma forma de aprendizado sobre os deveres e direitos dos cidadãos. “O projeto é muito importante para nosso dia a dia. Fico também muito feliz em saber que existem órgãos públicos que se preocupam com o cidadão e com as escolas. Este dia ficará marcado na minha vida. Muito obrigada por terem vindo até a Escola Aldebaro Klautau”, destacou a estudante de 16 anos, Giovana Calandrini.

Idealizador da iniciativa, o conselheiro Nelson Chaves iniciou os debates destacando os princípios da ação e convocando os jovens cidadãos a exercerem o controle social.

“Fiscalizar a utilização do recurso público. Este é o grande desafio da missão do Tribunal. Foi pensando nisso que o TCE Cidadão foi idealizado e implementado. O TCE não consegue estar em todos os cantos do Pará, por isso precisamos dos olhos da sociedade. Não podemos deixar que a desesperança alcance a nossa juventude. Precisamos todos juntos contribuir para a construção de uma sociedade justa, fraterna e feliz”, ressaltou o conselheiro Nelson Chaves.

A procuradora do MPC-PA Silaine Vendramin enfatizou a participação do órgão como apoiador do projeto desde a sua criação, considerando a importância dele para crianças e adolescentes, que precisam conhecer o trabalho desenvolvido pelos órgãos de controle externo para a sociedade.

“Essas crianças e adolescentes serão nossos futuros governantes e precisam realmente conhecer o controle externo, o controle social, saber dos seus direitos e também dos seus deveres enquanto cidadãos. Precisam ter conhecimento sobre o seu direito de ter educação de qualidade e o seu dever de respeitar o professor e de cuidar da escola que é deles”. Destacou a procuradora do MPC-PA, Silaine Vendramin.

Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Fotos: Rodrigo Lima
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br