Notícia


Corregedor-geral do MPC-PA participa de Workshop de Desenvolvimento - 01/06/2017

A Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) e a Cogni-MGR- Mente, Gestão e Resultados, promoveram na terça-feira, 30, em São Paulo, o Workshop de Desenvolvimento: O Processo de Mudança e a Orientação de Resultados no Ministério Público de Contas Brasileiro 2017, evento realizado para ex-presidentes da Ampcon e para o atual corpo dirigente da Associação.

O corregedor-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) e ex-presidente da AMPCON, Antonio Maria Filgueiras Cavalcante, participou do evento que tratou sobre a atuação do MPC Brasileiro no combate à má gestão pública, um trabalho que ainda é pouco conhecido da sociedade em geral.

Para o corregedor-geral do MPC-PA, a atuação do MPC Brasileiro no combate à má gestão pública se torna cada vez mais necessária frente ao atual cenário do país em meio a investigações e descobertas de desvios de recursos públicos, porém esse trabalho precisa ter mais visibilidade.

“A nossa reunião visou principalmente o que nós queremos para o futuro. Como nós somos, o que nós somos, e o que nós queremos e como vamos chegar lá.  Hoje nós somos pouco conhecidos, mas queremos ser mais conhecidos e todos imbuídos no mesmo propósito que é chegar a autonomia e a independência de todos os Ministérios Públicos de Contas do país”. Afirmou o corregedor-geral do MPC-PA, Antonio Maria Filgueiras Cavalcante.

O Workshop, ministrado pelo Diretor Executivo da Cogni-MGR Luiz Fernando Garcia, também apresentou aos participantes os desafios e a importância para a unificação de ações para o reconhecimento do MPC Brasileiro, dentre eles o desenvolvimento de aspectos de uma gestão transformadora continuada e a compreensão sobre a mudança como processo natural de todo sistema ou instituição.

Reforma nos Tribunais de Contas

Na segunda-feira, 29, o corregedor-geral do MPC-PA também participou do Fórum de Debates de Direito Financeiro, que aconteceu na Universidade de São Paulo (USP). Entre os palestrantes, o procurador de Contas do Ministério Público de Contas da União (MPC/TCU) Júlio Marcelo de Oliveira, atual presidente da AMPCON, a professora de Gestão Fiscal e presidente da Associação da Auditoria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (AUD-TCU) Lucieni Pereira, e o Conselheiro do TCE-PE e presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) Valdecir Pascoal. A coordenação dos debates foi feita pelo Professor Titular de Direito Financeiro Heleno Tavares Torres.

O ponto central do encontro foi a discussão sobre a necessidade de mudança no sistema de fiscalização e controle das contas públicas concebido no século XIX e mantido até hoje sem praticamente nenhuma mudança.

Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br