Notícias


Procuradores do MPC-PA participarão de rede de articulação para combater a corrupção e a lavagem de dinheiro - 13/03/2017

A Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) indicou os procuradores de contas, Patrick Mesquita e Silaine Vendramin, do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), para participar da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).

Criada em 2003, a Enccla consiste em uma rede de articulação de órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como dos diferentes ramos do Ministério Público, que tem por objetivo criar políticas públicas e combater à corrupção por meio de ações executadas por grupos de trabalho, compostos por representantes dos órgãos e instituições participantes.

Para 2017, foram elaboradas 11 ações com o objetivo de realizar diagnósticos legais-normativos, composição de bancos de dados, elaborar propostas legislativas, indagar necessidades e promover soluções em Tecnologia da Informação (TI), além de buscar eficiência na geração de estatísticas e realizar eventos voltados à evolução dos temas por meio de debates. Os grupos de trabalho costumam se reunir mensalmente.

Os procuradores do MPC-PA, Patrick Mesquita e Silaine Vendramin, indicados pela Ampcon, serão os responsáveis pela ação 2, voltada para o desenvolvimento de estratégias que permitam apoiar e implementar o Sistema de Controle Interno nos estados e municípios.


Segundo a procuradora Silaine Vendramin a participação do Ministério Público de Contas na Enccla é de suma importância para o aperfeiçoamento de mecanismos de controle e atuação ministerial no combate à má gestão e desvio de verbas públicas.

“Ao longo desses anos, os trabalhos desenvolvidos pela Enccla trouxeram diversos resultados positivos no combate ao crime de lavagem de dinheiro e às práticas de corrupção, inclusive no cenário mundial a Enccla tem cumprido papel essencial para o estudo de acordos e atendimento das recomendações internacionais. A união dos órgãos e instituições fortalece o bom combate, seja pelo intercâmbio de informações, seja pela convergência de esforços com um objetivo único”, ressaltou a procuradora de contas, Silaine Vendramin.

Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 331-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br